O Estádio do Espelho, uma teoria desenvolvida pelo psicanalista Jacques Lacan, é um conceito fundamental dentro da psicanálise que explora a formação da identidade e do eu no indivíduo. Introduzido por Lacan em 1936, durante o Congresso Internacional de Psicanálise em Marienbad, essa teoria ofereceu uma nova perspectiva sobre a relação entre o sujeito e sua imagem refletida.
O termo "estádio" sugere um estágio de desenvolvimento psicológico, marcado por uma fase crucial de reconhecimento e formação da identidade. Lacan argumenta que a criança passa por um processo de reconhecimento de si mesma a partir do momento em que percebe sua imagem no espelho. Isso ocorre normalmente entre os 6 e 18 meses de idade, quando a criança começa a se identificar com a imagem que vê no espelho como sendo uma representação de si mesma.
No entanto, o Estádio do Espelho não se trata apenas de um ato de reconhecimento visual. Lacan destaca que essa experiência é profundamente psicológica e emocional. A criança, ao se deparar com sua imagem no espelho, não apenas reconhece sua aparência física, mas também cria uma ligação afetiva e simbólica com essa imagem. Ela passa a se ver como um "eu" separado do mundo ao seu redor, marcando o início da construção da identidade individual.
O Estádio do Espelho também introduz a noção de "ideal do eu". A imagem refletida no espelho muitas vezes é idealizada, mais completa e perfeita do que a realidade do corpo infantil. Essa imagem idealizada se torna um ponto de referência para o desenvolvimento futuro da identidade, influenciando a autoimagem e as aspirações do indivíduo ao longo da vida.
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